Revista de Imprensa

30 09 2008

 

Açoriano Oriental

A luta das mulheres da pesca

Artigos de Opinião | 2008-07-15 15:36

A Semana do Pescador na Graciosa foi um acontecimento importante para o processo de constituição da Rede Associativa de Mulheres da Pesca dos Açores – Ilhas em Rede – Associação de Mulheres na Pesca nos Açores. Foi no âmbito desta iniciativa do sector da Pesca, que teve lugar na “Ilha Branca”, que, no 31 de Maio de 2008, se realizou o Encontro denominado “Pesca no Feminino”. Foram então eleitos os corpos sociais desta nova Organização que foi desde logo acolhida com estima e consideração no seio do sector da Pesca dos Açores, onde o poder masculino e feminino caminham, cada vez mais. no sentido da igualdade de género.
“Os Açores têm uma economia fortemente dependente dos sectores agro-pecuário e piscatório. A Pesca, com altos graus de vulnerabilidade e pobreza social, oferece muito “trabalho informal”. O trabalho feminino não constava das estatísticas oficiais nem valorizado dentro da comunidade piscatória. Apesar de largos horários laborais, o trabalho feminino era considerado como um “trabalho doméstico”, uma “ajuda”. As mulheres sofriam, por isso, uma dupla discriminação: a de ser pobres e serem mulheres. Com o apoio da UMAR-Aores, elas têm sido as verdadeiras protagonistas de se tornarem mais visíveis e de uma maior e mais activa participação no seio do sector das Pescas dos Açores. Foi neste contexto que surgiu a criação em rede de uma Associação de Mulheres da Pesca nos Açores” – citámos Maria Josep Cascant, que participa no projecto de Investigação e Acção Participada das Mulheres na Pesca nos Açores, iniciativa da UMAR-Açores que foi apresentada por esta investigadora no Congresso Feminista 2008.
No dia 8 de Julho realizou-se a tomada de posse dos corpos sociais da Associação das Mulheres da Pesca nos Açores, em Ponta Delgada. Na tarde do mesmo dia foi assinada a escritura da constituição das “Ilhas em Rede”.
Da Mesa da Assembleia-geral fazem parte Rogéria Sousa (Presidente) e Angelina Freitas (1ª Secretária). Maria de Fátima Fontes é a segunda Secretária. A Direcção é constituída por Ângela Rodrigues, Ana Penteado, Clarisse Canha, Maria de Fátima Garcia e Maria da Glória Brasil. O Conselho Fiscal, presidido por Ilidia Rosa, integra ainda Ana Isabel Belerique e Urselina Andrade. Do Conselho Consultivo fazem parte Cristina Fernandes Azevedo, Ilda Silva, Lúcia Bettencourt e Luciana Linhares.
Na Escritura de Constituição de Associação “Ilhas em Rede – Associação de Mulheres na Pesca nos Açores” lê-se que se trata de uma organização sem fins lucrativos, constituída por todas as mulheres ou pessoas colectivas dispostas a defender os seus direitos no âmbito das pescas e que adiram à Associação.
Esta organização, constituída por tempo indeterminado, tem âmbito regional e a sua sede fica na Rua de São João, nº33, 2º andar, em Ponta Delgada. A Direcção poderá alterar a sede e criar Delegações em qualquer ilha ou localidade dos Açores.
A constituição da Associação visa promover o trabalho das mulheres na pesca e a sua valorização sócio-laboral e ainda a equidade de género no sector piscatório.
Esta organização tem como objectivos: promover intercâmbios entre as mulheres das diferentes ilhas que trabalham ou que estejam ligadas à pesca; Desenvolver acções de intercâmbio e parceria a nível regional, nacional e internacional; Promover a valorização e afirmação económica e social das mulheres e sua participação paritária no sector das Pescas; Apoiar e promover acções de formação e informação que contribuam para uma maior consciencialização e afirmação das mulheres, enquanto trabalhadoras e cidadãs intervenientes e ainda apoiar e promover a realização de estudos, publicações, seminários, debates e outras acções de interesse para as mulheres.
A estrutura organizativa da associação deve ser constituída em rede, podendo ser constituídos grupos locais de intervenção, grupos temáticos ou outros, segundo os interesses e as necessidades de funcionamento da associação e das próprias associadas.

Ana Isabel de Sousa


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: