“As Mulheres na Pesca nos Açores”

30 06 2010

Entrevista a Maria do Espírito Santo Ferreira

Maria do Espírito Santo é uma mulher da pesca e desenvolve actividade em Rabo de Peixe. É casada com Eduardo Cabral, tem 6 filhos e 3 filhas, uma grande família onde não falta amor e carinho. Sempre esteve ligada à pesca, o seu pai era pescador e o seu sogro tinha um barco, colaborava na realização de algumas tarefas, nomeadamente na construção das redes.

Cinco dos seus filhos trabalham com o pai no mar e o seu neto de 10 anos, também diz que quer ser pescador, um aspecto interessante que demonstra que esta actividade, apesar dos tempos difíceis por que está a passar, é geracional, ou seja, em alguns casos é transmitida ao longo de gerações.

Mª do Espírito Santo e o seu marido têm um barco de boca aberta e tal como outras mulheres ligadas à pesca, trabalha na administração do barco. Apesar de recomendar o trabalho na pesca, considera que o sector piscatório necessita de algumas transformações. Devia haver mais apoios para poderem (re)construir as suas embarcações, refere também que hoje em dia é tão difícil trabalhar na pesca, e são muitas as razões associadas a esta dificuldade. Neste sentido, mostrou-se bastante indignada com algumas medidas que não são implementadas da melhor forma, uma que leva a que muitos pescadores deixem de ir para o mar, e outra que é a questão do IRS, no sentido em que, todos os anos pagam valores excessivamente elevados.

Contudo, quando lhe foi interrogado se gostaria de ter tido outra profissão, Mª do Espírito Santo disse que sim, pelo facto de poder ter o seu próprio rendimento, porque apesar de trabalhar na pesca, esse trabalho não é remunerado.

Foi interessante verificar que os seus filhos e o marido reconhecem o seu trabalho na pesca e admiram-na por isso, considerando que tudo o que ela faz não se trata apenas de uma ajuda.

Por tudo isto, Mª do Espírito Santo refere que já há mais respeito pelas Mulheres na Pesca, o que significa que todo o trabalho que tem sido desenvolvido nesta área está a produzir bons resultados. 

Joana Medeiros – Socióloga


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: