Entrevista a Mª do Espírito Santo Cabral

17 01 2011

Maria do Espírito Santo Cabral é uma mulher da pesca residente na bonita Vila de Rabo de Peixe. É casada com João Manuel Machado, tem 9 filhos, dos quais 6 são raparigas e 3 são rapazes.
Desde jovem que está ligada à pesca, uma vez que sempre ajudou o seu pai, “um grande pescador” segundo ela. Depois  de casar comprou um barco, que até hoje  é o sustento da sua casa.
Maria do Espirito Santo menciona que, apesar de algumas vezes se ter sentido discriminada, nunca se importou  e nunca deixou de fazer o que quer que fosse porque tem muito gosto em viver da pesca.
Os seus três filhos e um genro vão para o mar com o senhor Manuel, e Mª do Espírito Santo fica em casa a cuidar de uma grande família, da administração do barco, da preparação do engodo, entre muitas outras coisas inerentes à pesca. Porém  tem pena de nunca ter ido para o mar com o seu marido, “era uma experiência que gostava muito de ter”, refere.
Mª do Espirito Santo recorda,  com alguma nostalgia,  a luta e as manifestações  preconizadas pelos  pescadores, e até por ela própria, com o apoio de Liberato Fernandes, sobretudo, há 15 anos atrás quando pela primeira vez os pescadores de São Miguel receberam o subsídio de mau tempo (Fundo de Pesca), que este ano teima em ser negado. Foi uma altura em que os pescadores se juntaram para lutar pelos seus direitos e conseguiram.
Maria do Epirito Santo refere, emocionada, que hoje em dia e infelizmente os pescadores já não estão tão unidos, estão  desmotivados e a crise tem sido uma das grandes razões desta desmotivação. O pouco dinheiro que levam para casa não dá para as despesas básicas, muitas vezes ela questiona-se: “como vamos sobreviver com tão pouco?”
Para Maria do Espírito Santo, as medidas que o governo tem tomado para o sector das pescas não têm sido eficazes prejudicando os pescadores e as suas familias.

Foto e texto: Joana Medeiros


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: