Entrevista a Lurdes Batista

27 01 2011

Maria de Lurdes Batista nasceu em Angra do Heroísmo. Aos 4 anos de idade veio para S.Miguel com os seus pais e desde então vive na freguesia de Água de Pau.
Ao contrário de outras mulheres da pesca, entrevistadas anteriormente, Lurdes Batista nem sempre se dedicou à vida da pesca, a sua família vivia do campo e ela ajudava os seus pais em todos os trabalhos inerentes à agricultura.
Aos 16 anos, casou-se com António Sousa e foi a partir daí que se iniciou a sua vida na pesca. Lurdes Batista é uma grande mulher da pesca, trata de toda a administração do barco, da preparação do engodo (isca), dos aparelhos de pesca, etc, além de ir para o mar!
Inicialmente Lurdes Batista era muito discriminada por ir para o mar com o seu marido, mas não se importava, a sua família apoiava-a e ela tinha orgulho em ser pescadora.
Uma grande prova de respeito, por parte de pescadores e armadores, surgiu no ano de 2010, quando Lurdes Batista foi eleita secretária da Mesa da Assembleia Geral da Porto de Abrigo, nomeadamente, a primeira mulher a fazer parte dos órgãos sociais da Cooperativa.
Em 2008 integrou-se na “Ilhas em Rede Associação de Mulheres na Pesca nos Açores”, e é com um grande agrado que tem seguido o desenvolvimento crescente desta associação.
Lurdes Batista Lopes tem participado em actividades e encontros da Associação Ilhas em Rede, que segundo ela são extremamente importantes para a valorização da mulher no sector piscatório.
Relativamente à crise que tem afectado o sector das pescas, Lurdes Batista refere que as coisas têm vindo a piorar, o pescador muitas vezes nem ganham para as despesas.
É por esta razão que Lurdes Batista hoje em dia não recomenda a vida da pesca, apesar de nunca ter pensando ter outra profissão.

Texto e foto: Joana Medeiros


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: