Rabo de Peixe acolheu histórias e vivências de mulheres da pesca

27 01 2011

Mulheres da pesca dinamizaram e protagonizaram fim de semana diferente na freguesia de Rabo de Peixe.

Verdadeiras protagonistas num sector que enfrenta graves dificuldades, as mulheres da pesca nos Açores tem vindo a conquistar o seu espaço, ganhando visibilidade, auto-confiança e determinação para a mudança.

O fim de semana de 22 e 23 de Janeiro, em Rabo de Peixe ,demonstrou isso mesmo através da iniciativa promovida pela UMAR-Açores em parceria com a Ilhas em Rede – Associação de Mulheres na Pesca dos Açores e Descalças, Cooperativa Cultural.

A peça de Teatro Fórum, reposta em cena por algumas mulheres e resultado de uma Oficina de Teatro d@ Oprimid@ (TO) realizada anteriormente na Ribeira Quente, fez eco não só das suas preocupações mas também da necessidade que sentem em encontrar soluções para as mesmas. No caso em concreto a peça apresentada em público (e as peças em TO partem sempre de histórias reais) tinha como temática a de alguém que tinha efectuado uma candidatura para modernização / aquisição de novo barco sendo que o apoio conseguido para tal ficou muito abaixo das suas esperanças e do que achava justo.

Nesta forma de Teatro, o público, que além de espectador se transforma em actor, interage com os actores e as actrizes em cena e juntos debatem o problema e tentam apontar soluções. No fundo é essa a filosofia do Teatro Fórum, ou seja uma estratégia de partilha e discussão grupal e/ou pública de problemas e opressões que muitas vezes nos são invisíveis ou foram tornadas “naturais”.

Esta iniciativa teve lugar na tarde de sábado, dia 22 de Janeiro, na sede do Sindicato de Pescadores de Rabo de Peixe, e , para além do Teatro, abrangeu ainda a exibição do documentário “Ciclo das Horas” de Sheila Calgaro, sobre a pesca industrial no Brasil, bem como a apresentação do videoclip “Viagem” de Maria Simões, sobre o TO na Ribeira Quente.

No público, em número bastante considerável, e para além de elementos da comunidade de Rabo do Peixe, estiveram presentes mulheres da pesca de outras ilhas, sócias da Ilhas em Rede, que no domingo realizou a sua 3ª Assembleia Geral.

Texto e fotos: Laurinda Sousa

     

    

   

    

     

   

    

     


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: