Entrevista à jovem pescadora Jael Raposo

21 03 2011

Jael Raposo tem 17 anos e é natural da Ribeira Seca, concelho da Ribeira Grande. É filha de Zilda Silva uma armadora e grande mulher da pesca

Inicialmente a família de Jael Raposo não estavam muito ligados ao sector piscatório, a sua mãe tinha uma loja e o seu pai era mergulhador. Porém à há10 anos atrás decidiram comprar uma embarcação e fazer da pesca o seu sustento de vida.

As irmãs de Jael Raposo iam para o mar com a mãe e o pai, e ajudavam em todas as tarefas necessárias, enquanto ela ia para a escola. Esta situação nunca lhe agradou muito, ela começava a gostar cada vez mais da vida do mar, porque como diz o ditado “quem sai aos seus não degenera”.

Por esta razão aos 16 anos Jael Raposo decidiu sair da escola e dedicar-se à vida da pesca, como o seu pai, mãe e irmãs.

Quando questionada acerca de questões relacionadas com a discriminação Jael menciona que nunca se sentiu discriminada, até pelo contrário em algumas situações costuma ser elogiada pelo seu trabalho na pesca sempre feito com muito orgulho, empenho e dedicação, razão pela qual nunca teve vergonha de ser pescadora.

Jael Raposo é a mais nova mulher da pesca pertencente ao núcleo da Ilhas em Rede, em São Miguel, e é com muito gosto e satisfação que participa em todas as actividades que são desenvolvidas, com alguma frequência, pela UMAR-Açores e pela Ilhas em Rede.

Relativamente à mais recente actividade em que as mulheres da pesca dos Açores estiveram presentes, a celebração do Dia Internacional da Mulher, Jael Raposo refere que foi com muito prazer que participou nas actividades no Faial, uma vez que pôde demonstrar através da feira exposição algum trabalho que desenvolve diariamente, como a preparação das redes, para além de que, segundo ela, o convívio e a troca de experiências é muito rico e gratificante.

Texto e foto: Joana Medeiros


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: