Reunião da Ilhas em Rede – núcleo de São Miguel (8 de Junho)

15 06 2011

No passado dia 8 de Junho o núcleo da Ilhas em Rede de São Miguel reuniu-se na sede provisória (Porto de Abrigo) para mais um encontro. Primeiramente foram trocadas informações e ideias sobre a Semana do Pescador de 2011, decorridas em São Miguel. Foi informado que a Lurdes Batista e a Maria do Espírito Santo estiveram presentes em representação da Ilhas em Rede, tendo também participado a Zilda Silva enquadrando o grupo da IR. Em resumo, e no que respeita às actividades da Semana do Pescador, as participantes consideraram que o evento não deixou de ser positivo, gostaram de participar, embora se tenha estranhado a falta de actividades do tipo de reflexão e ou debate.

Falou-se também da importância da Ilhas em Rede retomar actividades de âmbito regional, juntando mulheres (sócias) de diferentes ilhas, para o que se aguarda o desbloqueio de verbas. Porém o núcleo da IR de São Miguel continua a reunir-se quinzenalmente, um hábito muito bom e importante, uma vez que nestas reuniões abordam-se sempre questões pertinentes que são colocadas pelas mulheres da pesca (por exemplo o código da segurança social, assunto mais recente) e em outros casos discutem-se dúvidas e assuntos que a todas afectam e que estão relacionados com a vida e sobrevivência do sector piscatório.

Quanto ao 3º aniversário da Ilhas em Rede, colocaram-se algumas ideias a concretizar: a apresentação do documentário de Teatro d@ Oprimid@ realizado na Ribeira Quente (uma vez que foi modificado pela Maria Simões), uma exposição com as fotos das mulheres na pesca (antigas e as mais recentes), um convívio (um lanche por exemplo) com as mulheres na pesca e um Encontro cujo tema poderá ser “A Juventude e a Pesca” a partir de testemunhos de jovens rapazes e raparigas da pesca. O local pensado para a realização destas actividades é o Gabinete de Assessoria ao Jovem de Rabo de Peixe. As ideias estão lançadas, resta agora organizar tudo muito bem e por “mãos à obra”.

A Laurinda Sousa aproveitou a reunião para falar sobre o concurso “Sons do Oceano e da Vida Piscatória nos Açores” que visa seleccionar e premiar registos sonoros originais (MP3, WAC, etc) baseados no oceano (sons do mar e do trabalho na pesca), vida marinha e outras actividades localizadas nos Açores.

Depois disso também referiu que entre 21 e 24 de Outubro decorrerá na Terceira e em São Miguel a conferência “Explorar a riqueza das comunidades piscatórias ouvindo as suas vozes”. Um dos principais objectivos é incentivar a discussão entre investigadores (locais e de outros países) e pessoas das comunidades piscatórias. Utilizando métodos interactivos, tanto em Inglês como em Português, de modo a incentivar a partilha e o debate de opiniões.

Paralelamente a estes assuntos surgiu uma nova ideia, já desenvolvida anteriormente, as sócias da Ilhas em Rede presentes mostraram interesse em aprofundar e aprender informática. Foi uma ideia interessante, vinda destas mulheres tanto mais que, a primeira experiência formativa neste campo não foi muito positiva para algumas. É sinal que nada detém estas mulheres da pesca, sempre prontas para novas experiências e adquirir outros conhecimentos.

 

Fotos e texto: Joana Medeiros

      

      


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: