Mulheres na pesca artesanal em Ilhas em Rede: Lurdes Batista

26 07 2011

Voz dos Marítimos (VM) falou com Lurdes Batista (LB) por ocasião do batismo do novo Salva- Vidas Maria da Esperança. Falamos sobre: Ilhas em Rede (IR), na qual a Lurdes assume a função de presidente; da sua profissão – armadora , da sua experiência de mulher na pesca artesanal: de Teatro de Oprimid@ como Libertação, etc.

VM – Como se sente na Ilhas em Rede? 

LB – Sinto-me orgulhosa! Temos uma boa equipa…

VM – Foi pedido à Lurdes para exercer funções de presidente.

LB – Sou presidente em nome da Fátima Garcia.

VM – E a sua profissão?

LB – Eu vejo a profissão muito mal. Estamos a trabalhar, trabalhar e os lucros cada vez menos. Não estamos a ganhar nada. Apesar de ter muito amor à minha profissão, se tivesse alternativa talvez mudasse. Mas como é uma empresa de família tenho de pensar duas vezes.

VM – Que semelhanças há na pesca entre os Açores /Portugal e outras regiões da Europa?

LB – No CCR vê-se que na pesca está quase tudo igual nos diferentes países e regiões da Europa, pelo que se aprende nas reuniões do CCR … embora aqui, vivemos em ilhas, a exportação é o maior problema.

VM – Quer falar da actividade da Ilhas em Rede (IR) , p. ex. o batismo do Salva-Vidas?

LB – Foi uma honra. Sinto-me orgulhosa. Devo isso à IR. Não sou só eu que me sinto orgulhosa somos todas! Estamos a valorizar o papel das mulheres. Estamos a abrir caminhos a outras mulheres…

VM – Fale da actividade futura da associão Ilhas em Rede.

LB – Estamos a preparar para Setembro um encontro regional de mulheres na pesca, com o tema: As mulheres na pesca artesanal. Que evolução? Mas se não tiver um pouco de Teatro de Oprimid@ não terá tanto valor.Estou a aprender muita coisa, boa! Estou a aprender muita coisa…


Ações

Information

Deixe uma Resposta

