Entrevista a Lurdes Moniz, mulher da pesca de Rabo de Peixe

1 09 2011

Maria de Lurdes Moniz é uma mulher da pesca natural da bonita Vila de Rabo de Peixe. Tem 6 filhos/as, três raparigas e três rapazes.

Lurdes Moniz sempre esteve ligada à pesca, o seu pai era vendedor de peixe. Porém quando se casou com Artur Carreiro a sua ligação com a pesca tornou-se mais forte. Começou a trabalhar na pesca, cozia batata para o engodo, lavava todos os dias as “mangas” usadas para colocar o engodo, remendava redes e entre tudo isso era mãe e esposa.

É com alguma melancolia que Lurdes Moniz vê as dificuldades que o sector piscatório está a ultrapassar, é cada vez mais difícil viver e sustentar uma família com o dinheiro fruto do trabalho no mar. Segundo ela, ainda há quem diga que os pescadores/as não sabem gerir os seus rendimentos.

Por isso Lurdes salienta que os responsáveis pelo sector da pesca deviam colocar-se no lugar dos/as pescadores/as, pois só assim poderão dar valor e conhecer de perto as dificuldades vividas diariamente por estas pessoas e suas famílias.

Apesar da crise no sector Lurdes Moniz e o seu marido têm vontade que algum dos seus filhos fique com o barco da família “Letícia Moniz”, “talvez o mais novo” como refere Lurdes.

Um aspecto que tem vindo a suscitar alguma indignação por parte de Lurdes Moniz é a falta de informação em matéria da pesca. Os pescadores/as não sabem os seus direitos, nem o que fazer em muitas situações.

Lurdes Moniz é sócia da Ilhas em Rede, segundo ela esta associação de Mulheres na Pesca tem lhe proporcionado oportunidades únicas. Tem participado em debates e discussões sobre a pesca, trocado experiências e conhecido outras realidades através dos intercâmbios realizados pela associação.

Para Lurdes Moniz é muito gratificante fazer parte da Ilhas em Rede. Sente-se concretizada e tem aprendido muito.

Texto e foto: Joana Medeiros – Socióloga UMAR/Açores


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: