Reunião núcleo da Ilhas em Rede de São Miguel, 14 de Novembro

16 11 2011

Ordem de trabalhos: Avaliação da Conferência Explorar a riqueza das Comunidades Piscatórias Ouvindo as suas Vozes”; Envelopes de Investigação; inquérito da Universidade do Reino Unido;  Formação com mulheres da pesca, inquérito apreciativo; Visita de Rose Mary Gerber, antropóloga de Santa Catarina – Brasil; Entrega de orientações da FAO;

 Presentes: Clarisse Canha; Joana Medeiros; Laurinda Sousa; Lurdes Batista; Maria dos Anjos Medeiros; Maria do Espírito Santo Ferreira; Nélia Andrade; Ursulina Andrade; Rose Mary Gerber; (antropóloga)

 A reunião começou com a avaliação, através de uma ficha, da Conferência “Explorar a riqueza das Comunidades Piscatórias Ouvindo as suas Vozes”, organizada por diferentes entidades/associações, entre elas a UMAR-Açores, e que teve lugar na Terceira e em São Miguel. No geral todas as mulheres presentes no encontro em Rabo de Peixe adoraram a iniciativa de se juntar à mesma mesa especialistas na área das pescas e pescadores/as. Apesar de terem participado especialistas de diferentes países, o problema da linga foi ultrapassado, uma vez que existiram sempre alguns/as tradutores/as. A troca de experiências e vivências foi uma mais valia para a conferência.

De seguida Laurinda Sousa explicou a todas as presentes um trabalho de investigação que está a ser desenvolvido no Reino Unido. Na conferência, mencionada anteriormente, Arthi Manohar uma das cientistas presentes trouxe uns envelopes de investigação com material para a realização de um inquérito (gravador de som, máquina fotográfica, questionários…), neste sentido estes envelopes foram entregues às mulheres da pesca presentes para que também os Açores (através das mulheres da pesca da Associação Ilhas em Rede) possam participar neste projecto. De modo a ficarem esclarecidas Laurinda explicou como se utiliza todo o material disponível.

Posto isso, Rose Mary Gerber uma antropóloga de Santa Catarina, Brasil apareceu para ficar a conhecer um pouco a UMAR-Açores e a Associação Ilhas em Rede, uma vez que se encontra a fazer um doutoramento acerca do trabalho das mulheres na pesca. Primeiro ela apresentou-se, referiu que costuma fazer trabalho de campo e por isso vai algumas vezes com as mulheres para o mar, deste modo consegue captar melhor todo o trabalho realizado por elas. Foi muito bom para todas as presentes ouvirem o testemunho de Rose que por sua vez também estava muito emocionada, ela relatou algumas das dificuldades que as mulheres da sua região sentem em ternos de reconhecimento do seu trabalho na pesca. Dificuldades que também foram encontradas nos Açores mas que felizmente, e graças a muito esforço e dedicação têm sido ultrapassadas. Depois disso cada uma das sócias presentes apresentou-se e falou um pouco de si e do seu trabalho na pesca, foi muito boa essa troca de experiências e vivências de mulheres que, apesar da distância e de muitas diferenças, entre elas culturais, têm muito em comum.

Após um interessante e breve diálogo Rose despediu-se e a reunião da Ilhas em Rede prosseguiu, Clarisse apresentou a proposta de formação para as mulheres da pesca (núcleo da Ilhas em Rede de São Miguel) sugerida pelas Descalças. Formação esta que tem como objectivo potenciar o desenvolvimento pessoal e colectivo e que se realizará a 6 e 7 de Dezembro em Rabo de Peixe.

Para encerrar foram entregues às presentes as orientações da FAO relacionadas com as categorias e características da pesca de modo a que na próxima reunião seja debatido.

Texto e fotos: Joana Medeiros

   

   


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: