Reunião do núcleo de São Miguel da Ilhas em Rede – 2 de Fevereiro em Rabo de Peixe

6 02 2012

Nesta reunião estiveram presentes: Clarisse Canha; Joana Medeiros; Laurinda Sousa; Lina Andrade; Lurdes Batista; Lurdes Moniz; Manuela Dias; Mª Espírito Santo Cabral e Mª Espírito Santo Ferreira.

 Como não reuníamos em Rabo de Peixe há algum tempo e, para aproveitar o grupo bastante significativo de mulheres que estavam presentes, a D.Clarisse propôs que o 1º ponto fosse identificar coisas boas e coisas más que aconteceram desde o Natal na vida de cada uma. Começando pela Lurdes Batista e terminando na Laurinda cada uma referiu os momentos de maior felicidade e também de tristeza por quem têm passado. Alguns destes momentos tiveram a ver com as suas vidas pessoais e profissionais, nomeadamente problemas que têm afectado as pescas e os/as pescadores/as.

2º ponto: a Laurinda relembrou as presentes sobre a realização do Festival de Teatro d@ Oprimid@ em Lisboa. Mencionou quais serão as actrizes que irão apresentar a peça das Gameleiras e referiu que o título escolhido foi “Quem decide as tempestades”. Depois disso leu a sinopse e recordou a data do Festival. Terminou informando o local e dia para a realização do ensaio com a Judite Fernandes (curinga).

3º ponto: Clarisse começou por dizer que no final do mês de Janeiro, participou na reunião do CCR-Sul do Grupo de Pesca Artesanal que decorreu em Lisboa, e onde se discutiu a valorização dos produtos da pesca artesanal. Estiveram presentes especialistas do sector da pesca e interessados vindos de França, Espanha, Portugal Continental e Açores e, devido á falta de tempo e às muitas intervenções a reunião não foi conclusiva, sendo por isso agendada uma nova reunião para Março. Clarisse no tempo que lhe foi dado a intervir apresentou o projecto da UMAR-Açores “Caminhos em Terra e no Mar” que tem como objectivo fazer uma compilação de receitas de chicharros e, neste sentido contribuir para o consumo de peixe nos Açores.

Por outro lado, Clarisse relembrou/informou as presentes sobre a realização da reunião do Grupo de Trabalho Insular, CCR-Sul no Faial (14 de Fevereiro) e cuja temática está relacionada com a comercialização do pescado. Por isso terminou sugerindo que fossem lançadas ideias e propostas a debater na reunião.

 Seguiu-se um momento de debate, em que as mulheres da pesca apresentaram algumas das suas preocupações relativamente ao sector da pesca. Quanto à comercialização, temática deixada no ar pela Clarisse, as presentes realçaram a sua indignação devido ao facto de o peixe ser vendido na lota a um preço extremamente baixo comparado com o que posteriormente é vendido a comerciantes e população em geral. Mencionaram ainda que têm sido publicadas e apresentadas notícias sobre o bom tempo que os pescadores/as têm tido aquando das suas idas para o mar, porém esquecem-se que apesar de terem bom tempo para irem para o mar, os pescadores/as vendem o peixe a um preço muito baixo, ganhando muito pouco por todo o trabalho que têm.

Outro aspecto que também as preocupa é o das reformas dos pescadores que têm se demonstrado muito baixas, algo inaceitável para tantos anos de descontos.

Terminamos a reunião com a frase de uma mulher da pesca que refere que “não se vê nenhum pescador rico, nem nenhum exportador pobre”, sem dúvida uma ideia que dá muito que pensar… 

Após terminarmos a reunião seguiu-se um momento de descontracção e convívio, com comes e bebes, afinal de contas era Dia das Amigas e como amigas que todas somos não podíamos deixar de comemorar este dia especial.

Texto: Joana Medeiros

Fotos: Joana Medeiros e Laurinda Sousa

    

 

 

 


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: