Reunião da Ilhas em Rede – Núcleo de São Miguel

7 05 2012

No passado dia 28 de Abril o núcleo da Ilhas em Rede de São Miguel reuniu-se como habitualmente para organizar tarefas e debater sobre determinados assuntos. Estiveram presentes: Lurdes Batista; Esp. Santo Ferreira; Lina Andrade; Lurdes Moniz; Manuela Dias; Joana Medeiros; e Clarisse Canha.

Inicialmente falou-se sobre a visita da presidente da Rede AKTEA, Marja Bekendam a Rabo de Peixe. As mulheres da pesca que acompanharam Marja relataram às que não estiveram presentes que foi uma visita muito interessante e enriquecedora, pois foi uma forma de Marja ficar a conhecer uma realidade diferente da que se vive nos países baixos.

De seguida Clarisse referiu que os grupos da pesca tradicional inseridos no CCR reuniram por telefone e o tema central da reunião foi o de se valorizar a pesca tradicional, novas reuniões estão assim agendas.

Quanto à presença na Semana do Pescador na ilha Terceira, Lurdes Batista referiu que a Ilhas em Rede recebeu por parte da comissão organizadora 4 convites, e que a presidente Fátima Garcia decidiu que quem irá representar a associação será a própria (Faial), a Lurdes Batista (São Miguel), a Ângela Rodrigues (Pico) e a Cristina Azevedo (Flores).

Na reunião anterior Clarisse propus às presentes que, na sequência de uma ideia a desenvolver durante o ano de 2012, cada uma reflectisse e se possível tomasse nota de como eram as suas vidas no passado, ou seja, como viviam as suas famílias de modo a lembrar o passado e dando força ao presente.

Posto isso, a primeira a falar sobre o seu passado na pesca foi Lurdes Batista que referiu que apesar das dificuldades, que hoje em dia não se verificam, como a falta de luz, de fogões a gás etc, a vida era vivida de forma simples. Referindo que com a crise que atravessamos “quem sabe se não voltamos a esses tempos?”.

Por outro lado, Maria do Espírito Santo Ferreira recorda os períodos em que durante o inverno (muito mais rigoroso que agora) devido ao mau tempo os pescadores não iam ao mar e deste modo dedicavam-se à vida em terra, trabalhavam por exemplo na apanha do milho e na vindima.

Lina Andrade ao contrário das outras colegas não tem muitas recordações acerca da vida da pesca, isso porque o seu pai era pescador e trabalhava para outros armadores. Porém uma recordação marcante acerca da vida dos pescadores nos anos 70/80, nomeadamente do seu pai, é o facto de terem que partir para ponta delgada às segundas feiras de manha para irem ao mar e só regressavam aos sábados. E por isso todos os dias a sua mãe preparava a refeição para o seu pai, e era Lina e as suas irmãs que entregavam todos os dias ao condutor do autocarro que ia para ponta delgada, onde o pai se encontrava para recebe-lo.

Através do seu testemunho Lurdes Moniz apresentou outra realidade da vida dos pescadores no passado, nomeadamente do medo que as famílias tinham quando os seus maridos, pais, tios, etc, iam para o mar, isto porque não haviam meios de comunicação como hoje em dia, e nem tão pouco equipamentos nas embarcações que permitissem enviar e receber sinais de alerta. Lurdes recordou que as famílias dos pescadores viviam do trabalho no mar e da venda de por exemplo, chicharros salgados e bordados que as esposas faziam.

Para além de todos estes vastos e ricos testemunhos uma ideia muito notável foi a de troca de alimentos entre vizinhos e familiares, ou seja, antigamente muitas famílias trocavam batatas por milho, cebolas por couves etc. era assim que viviam muitas famílias. Posto isso, Clarisse lembrou-se que seria interessante convidar a Cátia Benedetti para uma próxima reunião, até porque esta ideia já havia sido abordada noutra altura por ela.

Terminamos a nossa reunião deixando ideias para uma próxima fase que será, por exemplo entrevistar pescadores e mulheres da pesca com idade mais avançada, aprofundar a problemática da emigração antigamente e da troca de alimentos.

Texto de: Joana Medeiros


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: