“O chicharro à nossa mesa” receitas das 9 ilhas dos Açores

13 06 2012

No passado dia 2 de Junho a UMAR-Açores apresentou ao público o livro “O chicharro à nossa mesa” com receitas das 9 ilhas dos Açores e que marca o encerramento do projecto Caminhos em Terra e no Mar. Para além de procurar recuperar parte da tradição da cultura alimentar do povo açoriano e incentivar o consumo de pescado, o projecto visou também contribuir para a valorização de uma espécie hoje com valor comercial baixo.

Ao todo foram compiladas 160 receitas, das quais 134 de chicharro e as restantes de espécies variadas.  A maioria foi recolhida nas comunidades piscatórias junto de mulheres ligadas ou com relação com a pesca, directa ou indirectamente. Registam-se também receitas facultadas por homens, alguns trabalhadores da pesca, outros ligados à área da restauração ou da comercialização, e outras ainda fornecidas por pessoas que não tendo relação alguma com a pesca quiseram contribuir com os seus saberes e vontades. Isso explica também o surgimento de outras receitas, pelo facto das pessoas terem demonstrado vontade em partilhar as suas especialidades e os seus segredos culinários.

Nesta apresentação, que teve lugar no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, estiveram presentes algumas sócias da Ilhas em Rede, que ao facultarem as suas receitas contribuiram para o sucesso e publicação deste livro.

Texto: Joana Medeiros e Laurinda Sousa


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: