Ana Isabel Belerique, mulher da pesca da ilha Terceira

25 06 2012

Isabel Belerique é uma mulher da pesca, natural de São Mateus da Calheta uma bonita freguesia piscatória. São muitas as histórias que se lembra de ouvir a sua mãe contar acerca do seu bisavô que era pescador, mas conhecia pouco sobre a vida da pesca, tinha apenas a ideia de que era uma profissão perigosa e com muitos riscos. Estas ideias sobre a vida dos/as pescadores/as, voltaram à sua cabeça e incomodaram-na uns anos mais tarde, quando o seu marido decidiu viver do mar e ser pescador. Isabel inicialmente não aceitou muito bem esta ideia, porém ao longo dos anos foi se apaixonando pela pesca.

Com o esforço de pesca a aumentar, surge a necessidade de se contratarem mulheres para fazerem gamelas e Isabel decide aprender e dedicar-se a esta arte, conciliando-a sempre com a vida de mãe e esposa. Isabel Belerique sempre gostou de fazer gamelas, refere que “era um vício” e nunca se sentiu discriminada por ser mulher de pescador e gameleira, considera uma profissão como outra qualquer, com altos e baixos, normais, mas muito enriquecedora.

Quanto às medidas tomadas pelo Governo para o setor piscatório, segundo Isabel é importante que hajam e sejam cumpridas por todos/as, de modo a manter o bom funcionamento e organização de um setor com um papel tão importante na sociedade.

Isabel Belerique é sócia e presidente da Mesa da Assembleia da Ilhas em Rede e para ela é muito bom fazer parte desta associação de mulheres da pesca, que tem vindo a crescer e ganhar espaço num setor maioritariamente masculino. Salienta ainda que a união e o trabalho em grupo são fundamentais para o desenvolvimento de associações como esta que abrangem mulheres da pesca das diferentes ilhas dos Açores.

Entrevista publicada na Página “Voz dos Marítimos” do Açoriano Oriental, 23 de Junho de 2012

Joana Medeiros – Socióloga


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: