Hildeberta Costa, pescadora e operária da COFACO – Pico

5 09 2012

Hildeberta Costa, Berta para a maioria das pessoas, é natural da bonita ilha do Pico e filha e neta de pescadores. Em criança dizia que nunca havia de casar com um pescador, pois era uma profissão muito instável e perigosa. Hildeberta desde cedo começou a ajudar no trabalho da pesca, ela e a sua mãe preparavam o engodo para o pai levar para a pesca do chicharro.

Com o passar do tempo Hildeberta apaixonou-se e casou com um pescador e a sua ligação com o setor da pesca tornou-se mais forte, pois o sustento da sua família dependia do trabalho, árduo e ao mesmo tempo gratificante na pesca.

Durante alguns anos trabalhou na COFACO, porém durante um período em que não tinha trabalho decidiu tirar a cédula marítima e ir para o mar com o seu marido. Naquela altura Hildeberta saía para o mar duas vezes por dia, de madrugada e à tarde, fazia cofres, aparelhava o isco, tratava da administração do barco e ainda cuidava das duas filhas e de todo o trabalho doméstico.

Contudo devido à instabilidade e falta de rendimentos fixos na pesca, ela voltou para a COFACO onde ainda hoje trabalha como manipuladora. Segundo Hildeberta as medidas tomadas pelo Governo em relação á pesca não beneficiam os pescadores, existem muito poucos apoios, o pescador é quem paga quase todo o material e equipamentos necessários para o trabalho na pesca.

Quanto à sua participação na Associação Ilhas em Rede, Hildeberta refere que é muito bom fazer parte de uma associação que tem como objetivo valorizar o trabalho e importância das mulheres na pesca. A troca de experiências e vivências é uma mais valia para todas, uma forma de ficarem a saber que não estão sós…

Joana Medeiros, Socióloga


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: